Blindagem salva a vida do goleiro Rossi: entenda

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Foto divulgação: Coluna do Fla

Na última quinta-feira (8), o goleiro Agustín Rossi, do Flamengo, e outros jogadores do clube foram alvo de uma tentativa de assalto na Linha Amarela, no Rio de Janeiro. 

O veículo de Rossi, um utilitário esportivo BYD Song Plus, resistiu a quatro disparos, e nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos. 

A situação do veículo após a tentativa foi filmada e compartilhada nas redes sociais.

Rossi se manifesta sobre o ocorrido

Em uma declaração pública, Rossi comentou sobre o susto que ele e sua família passaram: 

“Hoje pela manhã fui vítima da falta de segurança que assola o estado do Rio de Janeiro. Apesar do grande susto que eu e meus familiares passamos, estamos bem e nos recuperando do ocorrido. Agradecer a todos pelas mensagens de carinho e preocupação”, disse o goleiro.

A blindagem do veículo foi fundamental para evitar que Rossi e os familiares fossem atingidos pelos disparos. 

Esse tipo de proteção tem levado cada vez mais brasileiros a buscar essa segurança adicional em seus carros.

Aumento da blindagem no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), aproximadamente 34 mil carros receberam reforço balístico em 2024, elevando o total de veículos blindados no Brasil para cerca de 400 mil.

Como funciona a blindagem veicular no Brasil

O Portal iG consultou Edeval Paciello, diretor de operações da Shield Rio Blindagem, para entender melhor o processo de blindagem e os limites da proteção automotiva. 

Ele explicou as etapas do processo e os critérios técnicos que envolvem esse tipo de serviço.

Níveis e regulamentação

A blindagem veicular no Brasil é regulamentada pelo Exército e segue uma escala de níveis. 

O nível mais comum é o III-A, autorizado para civis e capaz de resistir a disparos de pistolas .44 Magnum e submetralhadoras Uzi. 

Já as blindagens superiores, como o nível III, que é resistente a fuzis como AK-47 e AR-15, exigem uma autorização especial.

“Nível III-A é o suficiente contra as ameaças mais comuns em áreas urbanas”, afirmou Paciello. Já os níveis IV e V, voltados a metralhadoras e munições de grande calibre, são proibidos para uso civil.

O processo de blindagem

O processo de blindagem envolve várias etapas rigorosas, incluindo:

  • Lavagem
  • Vistoria inicial
  • Desmontagem completa do veículo
  • Aplicação da manta balística
  • Instalação dos aços balísticos e vidros
  • Montagem interna
  • Checagem de acabamento
  • Vistoria do Inmetro e entrega
    O aumento médio de peso do veículo é de 200 kg, cerca de 12% do peso de um carro médio. Isso compromete muito pouco o consumo e a potência do veículo.

Requisitos técnicos para blindagem

Alguns modelos de carros são mais indicados para blindagem, principalmente os que possuem características como estrutura robusta e boa resistência torcional no monobloco. 

Paciello recomenda veículos 4×4, pickups e SUVs de maior porte para melhor adaptação.

A Land Rover é a única marca que realiza blindagem diretamente na fábrica, mas em pequena escala. 

As demais blindagens são feitas por empresas homologadas, muitas vezes em parceria com concessionárias, mantendo a garantia do veículo.

Manutenção da blindagem

A revisão periódica é obrigatória para garantir o desempenho da blindagem. 

“Toda blindadora séria possui plano de manutenção preventiva. O ideal é inspecionar o carro anualmente ou a cada 10 mil km, verificando portas, vidros, mantas, fixação dos aços e vedação contra água, poeira e ruído”, orienta Edeval Paciello.

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