
Na última quinta-feira (8), o goleiro Agustín Rossi, do Flamengo, e outros jogadores do clube foram alvo de uma tentativa de assalto na Linha Amarela, no Rio de Janeiro.
O veículo de Rossi, um utilitário esportivo BYD Song Plus, resistiu a quatro disparos, e nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos.
A situação do veículo após a tentativa foi filmada e compartilhada nas redes sociais.
Rossi se manifesta sobre o ocorrido
Em uma declaração pública, Rossi comentou sobre o susto que ele e sua família passaram:
“Hoje pela manhã fui vítima da falta de segurança que assola o estado do Rio de Janeiro. Apesar do grande susto que eu e meus familiares passamos, estamos bem e nos recuperando do ocorrido. Agradecer a todos pelas mensagens de carinho e preocupação”, disse o goleiro.
A blindagem do veículo foi fundamental para evitar que Rossi e os familiares fossem atingidos pelos disparos.
Esse tipo de proteção tem levado cada vez mais brasileiros a buscar essa segurança adicional em seus carros.
Aumento da blindagem no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), aproximadamente 34 mil carros receberam reforço balístico em 2024, elevando o total de veículos blindados no Brasil para cerca de 400 mil.
Como funciona a blindagem veicular no Brasil
O Portal iG consultou Edeval Paciello, diretor de operações da Shield Rio Blindagem, para entender melhor o processo de blindagem e os limites da proteção automotiva.
Ele explicou as etapas do processo e os critérios técnicos que envolvem esse tipo de serviço.
Níveis e regulamentação
A blindagem veicular no Brasil é regulamentada pelo Exército e segue uma escala de níveis.
O nível mais comum é o III-A, autorizado para civis e capaz de resistir a disparos de pistolas .44 Magnum e submetralhadoras Uzi.
Já as blindagens superiores, como o nível III, que é resistente a fuzis como AK-47 e AR-15, exigem uma autorização especial.
“Nível III-A é o suficiente contra as ameaças mais comuns em áreas urbanas”, afirmou Paciello. Já os níveis IV e V, voltados a metralhadoras e munições de grande calibre, são proibidos para uso civil.
O processo de blindagem
O processo de blindagem envolve várias etapas rigorosas, incluindo:
- Lavagem
- Vistoria inicial
- Desmontagem completa do veículo
- Aplicação da manta balística
- Instalação dos aços balísticos e vidros
- Montagem interna
- Checagem de acabamento
- Vistoria do Inmetro e entrega
O aumento médio de peso do veículo é de 200 kg, cerca de 12% do peso de um carro médio. Isso compromete muito pouco o consumo e a potência do veículo.
Requisitos técnicos para blindagem
Alguns modelos de carros são mais indicados para blindagem, principalmente os que possuem características como estrutura robusta e boa resistência torcional no monobloco.
Paciello recomenda veículos 4×4, pickups e SUVs de maior porte para melhor adaptação.
A Land Rover é a única marca que realiza blindagem diretamente na fábrica, mas em pequena escala.
As demais blindagens são feitas por empresas homologadas, muitas vezes em parceria com concessionárias, mantendo a garantia do veículo.
Manutenção da blindagem
A revisão periódica é obrigatória para garantir o desempenho da blindagem.
“Toda blindadora séria possui plano de manutenção preventiva. O ideal é inspecionar o carro anualmente ou a cada 10 mil km, verificando portas, vidros, mantas, fixação dos aços e vedação contra água, poeira e ruído”, orienta Edeval Paciello.